sábado, 25 de outubro de 2008

O PROFESSOR TEM PROFISSÃO INSALUBRE

ENFERMIDADES VOCAIS:
O professor tem como um dos principais instrumentos de trabalho sua voz. Este profissional está utilizando sua voz de forma abusiva e incorreta. Por causa das péssimas condições de trabalho (salas super-lotadas, jornada estafante, falta de reconhecimento e valorização), desenvolvem alterações importantes em suas laringes como nódulos, cistos, pólipos e edemas etc. podendo ter como conseqüência a disfonia (perda da voz) irreversível.

LER/DORT
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) abrigam diversas doenças como tendinite, tenossinovite, bursite entre outras e afetam milhares de profissionais. As inflamações dos tendões, músculos, nervos e ligamentos, de origens ocupacionais, que acometem principalmente os membros superiores, pescoço e região escapular, causam fadiga, perda de força muscular, inchaço e queda de performance no trabalho.
Com poucos recursos à sua disposição (mesmo pagando mensalmente pelo péssimo atendimento do IAMSPE), o cotidiano do professor passa necessariamente pela sala de aula onde, além da voz, este tem o giz (que causa alergias), a lousa e o apagador como instrumentos inseparáveis. Cabe observar que o professor precisa ter a sua postura correta, o tempo todo, em sala de aula. Aí estão os ingredientes principais para a aquisição de LER/DORT.

SÍNDROME DE BURNOUT
"Burnout", palavra inglesa que pode ser traduzida como "sair-se queimado", é o estágio depressivo que se encontra o profissional que não suporta a idéia de ter que enfrentar o posto de trabalho, deseja desistir, abandonar. Ir para a escola é um grande sofrimento.
Suas principais características são: exaustão física e emocional (contrastes entre tensão e tédio); diminuição da realização profissional no trabalho (competência, sucesso, esforços falhos, depressão); despersonalização (distanciamento, separação, coisificação, insensibilidade, cinismo); envolvimento (pessoas, proximidade, atenção diferenciada).
A pessoa estressada pode se recuperar depois de um período de férias, mas o portador de "burnout", não. A doença, que provoca esgotamento físico e mental, atinge profissionais que trabalham diretamente com pessoas, principalmente, na área da Educação, Segurança e Saúde. Porém, raramente, é diagnosticada como tal. Ou seja, sem o devido tratamento, o portador da síndrome não será curado.

O professor deve estar bem esclarecido de como ter posturas preventivas a estas doenças.
As doenças profissionais precisam ser corretamente diagnosticadas e tratadas. O professor precisa da APOSENTADORIA ESPECIAL.
O professor está sozinho (o sindicato não exige políticas efetivas do governo) e, por isso, precisa cobrar, dos governantes que elegem, as mudanças necessárias nas leis que o ajudem a realizar melhor o seu trabalho, que é tão importante para o crescimento da nação.
Vamos à luta!! É necessário cobrarmos melhores condições de trabalho.